Sou filho de uma professora de História, aliás, com orgulho, digo: “Sou filho de uma grande professora de História, Maria José Nóbrega”. Com ela aprendi a dar um grande valor a essa área do conhecimento. Com ela aprendi que sem História, não se faz História. Com ela aprendi que sem preservar a História, não se constrói a História do futuro.
Cruzeiro do Oeste está vivendo dias de glória nesse sentido. Primeiro, as descobertas dos dois tipos de dinossauros e agora soube da descoberta de mais um. É a história de milhões de anos, vindo à tona e caindo de braços abertos em Cruzeiro do Oeste, nossa cidade. É a História fazendo História. É a História gerando possibilidades para Cruzeiro do Oeste. Um fato marcante que está divulgando nossa terra que muito perdeu no passado, que muitas vezes se sentiu desvalorizada. Porém, agora, está se sentindo orgulhosa, está sentindo a alegria de seu povo. Está percebendo que as pessoas estão otimistas quanto ao futuro.
Esse otimismo se deve ao fluxo de pessoas que virão de outros centros para visitar o Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste. Como já li em algumas reportagens, uma cidade que muitos nem sabiam que existia no mapa. Hoje, devido à História, ela está conhecida não só no Brasil, mas internacionalmente.
Outro ponto a se destacar é que agora dois desses dinossauros foram utilizados em selos, o que leva mais longe ainda a História. Os selos são de grande importância para uma nação, pois retratam parte da história do país, os principais fatos acontecidos; campanhas sociais, artísticas e culturais; tipos de profissões; espécies da flora e da fauna do Brasil e de seus espaços geográficos; homenageiam artistas e pessoas respeitáveis; dentre outros fatos importantes. Cruzeiro do Oeste está tornando o Brasil mais conhecido, a região sul mais conhecida, o Paraná mais conhecido e o Noroeste do Paraná também.
A História (ciência que estuda os seres, através do tempo), aliada à Paleontologia (ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis) trarão, certamente, mais descobertas para Cruzeiro do Oeste.
Lembro-me de minha mãe me dando aula e falando sobre as Eras Geológicas, como se fosse hoje. E pensar que os alunos desta cidade terão como referência sua própria cidade ao estudarem esse conteúdo nas escolas. Para quem gosta da disciplina de História e compreende a dimensão do que isso significa, é maravilhoso! Vamos torcer para novas descobertas!
Marcus Nóbrega Gomes
Formado em Direito – Funcionário Público aposentado.