“Um pássaro não se exibe quando voa.”
Há muito tempo, em uma Semana Pedagógica, vivenciei uma atividade que me marcou. A atividade consistia em cada professor olhar para os colegas e escrever num cartão a característica que mais os marcava, a mais acentuada. Assim, dez professores, cada um recebeu 9 cartões, nove características.
O ponto marcante da atividade? De 7 a 8 pessoas atribuíram a mesma característica, ou seja, era visível o que se destacava em cada um.
Começo agora uma série de matérias aplicando essa técnica. Começo com Helena Garcia - O que atribuo a ela? Atribuo a característica de CUIDADORA. Conheço-a de longa data.
Durante todos esses anos de convivência, fui testemunha de seu amor e dedicação a familiares que precisaram de cuidados especiais ou mais que especiais por motivo de saúde. Ela sempre pronta, sempre disposta, sempre atenta. Nunca a vi reclamando ou superestimando o que fazia. Era como se inconscientemente dissesse: “Um pássaro não se exibe quando voa”, ou seja, “Não me vanglorio por cuidar, faço minha parte”.
Helena, respeito-a e admiro-a por sua capacidade de doação, não somente aos seus, mas a todos que precisam. Um abraço.