Logo

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A moda é um fenômeno estético, cultural e econômico, está ligada às imagens que o homem idealiza ter de si. A maneira de se vestir geralmente mostra quem ele é, ou seja, sua personalidade, sua idade, seu estado de espírito, sua profissão, seu nível social, suas ideologias… Ajuda a definir o lugar ou grupo que ele quer ocupar na sociedade e ter isso reconhecido pelos outros.

Somos criaturas visuais, portanto, somos analisados pelo nosso estilo e nos comunicamos, através do que aparentamos. É importante que haja harmonia entre o que somos e o que vestimos. Para cada ocasião, é importante fazermos a escolha certa, usarmos roupas e acessórios adequados ao que o momento exige. Hoje, vamos frisar alguns pontos importantes da nossa aparência ao nos apresentarmos para uma entrevista de trabalho.

-Para as mulheres, é recomendável usar roupas de tons lisos ou estampas suaves, se o ambiente for informal. Pode-se usar calça jeans de cós médio (cuidado com o cofrinho), camiseta, sapatilha e acessórios discretos. Caso seja num consultório, banco ou escritório, prefira calças mais clássicas, blusa ou camisa de tecidos em cores neutras e bem passadas. Se optar por saia ou vestido, cuidado com o comprimento, pois a regra é no máximo quatro dedos acima do joelho. Evite bermudas, calças coladas, blusas decotadas, enfim, lembre-se da imagem que deseja passar à empresa.

– Para os homens, a primeira dica é a discrição. Use uma calça básica, uma camisa ou camiseta de boa aparência; evite as estonadas, desbotadas, customizadas, ideais para momentos de descontração, finais de semana… Escolha um sapato ou sapatênis em bom estado e capriche no corte do cabelo. Cuidado com o excesso de perfume, para o dia, prefira as fragrâncias mais suaves, pois no nosso país, as temperaturas são altas e um perfume com fragrâncias mais fortes pode incomodar as pessoas a sua volta. Deixe para usá-lo, à noite.

– Quanto aos acessórios, sabemos, através da história que os primeiros seres humanos que viveram no nosso planeta já enfeitavam seus corpos com ornamentos como colares de dente de animais, de pedras, de penas de aves, de cascas de vegetais, madeiras, entre outros. Usavam ainda pintar sua pele com os corantes naturais que conseguiam criar e que simbolizavam poder, crenças, culturas passadas de geração em geração. Hoje, muitos homens e mulheres se expressam, através de tatuagens, piercings, alargadores de orelhas, entre outros. Eles diferenciam as pessoas que o usam, confirmam seu estilo pessoal e fazem parte da liberdade de expressão de cada um. Mas, ao ir para uma entrevista de trabalho, analise o perfil de funcionário que a empresa está necessitando, pois quando o assunto é vender a sua imagem, menos é mais. Pense nisso e boa sorte.

Cirlene de Fátima Íris dos Santos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts Recentes:

Deus sempre nos permite recomeçar – por Edeliar Torres Saraiva

💖Recebi na TG-Treinamentos a visita de Zilda Robatino e seu marido Ricardo Souza e Silva. Eles vieram fazer a matrícula do filho João Pedro Souza e Silva no curso Preparatório Enem. 📚
Ficamos conversando por um bom tempo. Falamos sobre nossos filhos, sobre nossos sonhos, sobre nossa vida. ✨💝

A psicologia mudou minha vida. Hoje sou muito feliz por poder usá-la para mudar a sua! 

Psicóloga – PUC-MG

Especialista em Neurociência e Comportamento – PUC-RS

Saiba Mais

Assine minha newsletter

Posso ajudar?