João Assolini Filho e Izaura Gaiolla Assolini – por Eduarda Assolini (12 anos)
CRUZEIRO DO OESTE – 71 ANOS
Meus avós, João Assolini Filho e Izaura Gaiolla Assolini, vieram da cidade de Novo Horizonte, interior do Estado de São Paulo, para Cruzeiro do Oeste, no ano de 1963, quando a cidade estava iniciando, ainda com muito barro e poeira pelas ruas.
A viagem para nossa cidade não foi nada fácil. As estradas, em sua maioria, não eram asfaltadas. Vieram de caminhão com a mudança e os filhos. A principal atividade na época era o cultivo de café, e meus avós foram contratados como porcenteiros, ou seja, cuidavam e colhiam o café e depois pagavam a porcentagem ao proprietário.
Depois de trabalhar bastante, conseguiram comprar uma propriedade, onde cultivavam café e outros produtos como feijão, milho e arroz, juntamente com os seus sete filhos.
Eles moraram muitos anos no bairro Jardim Cruzeiro, onde fizeram muitas amizades e muitos compadres. Depois, mudaram para o Centro da cidade. Hoje, meu avô está com 90 anos e minha avó com 87. Possuem uma grande família com filhos, netos e bisnetos.
Com certeza, foram pessoas muito importantes que colaboraram para que a nossa cidade se tornasse um bom lugar para viver.